A transformação do trabalho

A transformação do trabalho

O escritório e a vida do trabalho estão completamente mudados, e isso deve ser permanente.

Um ano depois do inicio da pandemia, estamos começando a ter um entendimento melhor da transformação radical que os negócios ao redor do mundo sofreram e continuam sofrendo.

Há muito tempo se falava de trabalho remoto, de novas maneiras de realizar as atividades utilizando a tecnologia. Mas apenas com a pandemia foi possível acelerar a mudança que estava no horizonte.

Um consenso começa a surgir de que, nessa área, aceleramos mais de 5 anos em 2020.

A transformação do consumo

A transformação do consumo

Hoje vamos falar sobre mais tendências de consumo que estão definindo o mercado digital em 2021.

Consumo de conteúdo a partir do sofá

Com boa parte das pessoas continuando a realizar trabalho remoto, e perdendo menos tempo no trânsito, por exemplo, isso gera muito mais tempo disponível para assistir videos em plataformas de streaming.

Essa explosão no tempo de visualização pode ser uma grande oportunidade para as marcas, tanto na criação de campanhas digitais direcionadas quanto nas estratégias de brandes content.

Acessibilidade para as marcas

Acessibilidade para as marcas

As marcas cada vez mais precisam pensar e agir em relação à Acessibilidade.

Cerca de 15% da população tem algum tipo de limitação ou deficiência que restringe seu acesso a diversos produtos e serviços que não levam em consideração suas necessidades especiais.

Uma estratégia de ultra-acessibilidade, além de ser algo bom pra sociedade, pode representar novas oportunidades de negócios.

Isso significa que a acessibilidade pode ser aprimorada em todas as dimensões e por todo tipo de empresa em qualquer segmento.

As leis das tendências tecnológicas

As leis das tendências tecnológicas

Segundo o Instituto Future Today, existem 11 grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências de transformam a nossa realidade.

Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.

A tecnologia é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.

Os desafios da Educação Tecnológica

Os desafios da Educação Tecnológica

As áreas de Tecnologia e Inovação no Brasil tem crescido em um ritmo muito forte.

Mas esse crescimento pode ser interrompido.

Especialistas já apontam problemas graves no pós-pandemia, que podem resultar em um colapso do setor.

Não pela falta de vagas, mas sim pela falta de mão de obra qualificada.

Na área tecnológica, serão mais de 200 mil vagas em aberto em 2021.

Cidades verdadeiramente inteligentes

Cidades verdadeiramente inteligentes

O terno "cidade inteligente" é cada vez mais citado. Mas será que ele está sendo usado da maneira correta?

Uma cidade inteligente é consequência de uma visão sistêmica para resolver os problemas.

Cidade inteligente tem mais praças e áreas arborizadas, mais espaços de convivência. Mais abertura, mais integração.

Democratização da Tecnologia

Democratização da Tecnologia

Uma grande tendência, que é irreversível, é o acesso cada vez maior das pessoas às novas tecnologias. A democratização tecnológica.

Novos dispositivos e softwares tornarão muito mais fácil para qualquer pessoa realizar muitas tarefas que antes demandavam horas e horas de treinamento específico.

A facilidade e o poder que o uso das mídias sociais coloco na mão das pessoas deve se espalhar para todos os setores e atividades em que haja interação humana.

O futuro da inovação

O futuro da inovação

Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos agora,

é preciso olhar o cenário com um distanciamento crítico e compreender que

Vivemos um momento incrível da humanidade.

Mais do que uma era de mudanças, uma mudança de era.

Mudanças que podem transformar a realidade da nossa espécie para melhor.

A disrupção das fintechs

Photo by Pexels

Photo by Pexels

Na semana passada o NUBANK se tornou a sétima startup mais valiosa do mundo.

A partir de uma rodada de investimentos que incluiu 500 milhões de dólares de Warren Buffet, a startup brasileira salta para o topo do mercado global.

Em reais, é um valor de mercado de mais de 150 bilhões. O que colocaria o Nubank como a quinta maior empresa financeira do Brasil.

Muita gente ficou assustada com essa comparação. Como pode uma empresa tão nova valer tanto em tão pouco tempo?

A explicação é que o Nubank, apesar de oferecer serviços financeiros, consegue operar em uma escala inalcançável para os bancos brasileiros.

Os bancos tradicionais são localizados, ou seja, atuam Brasil e mais algumas operações na América do sul. Tem uma limitação geográfica inerente ao seu modelo de negócios. Enquanto o NuBank já nasceu digital e pode executar muito bem uma expansão global.

Então temos empresas que estão no limite de uma indústria consolidada, enquanto a nova empresa (Nubank) está começando num mercado potencialmente muito maior. Acredito que é nisso que Warren Buffet e os outros investidores estão apostando.

Além disso, todos nós sabemos que os bancos brasileiros sempre tiveram mercado cativo e exploraram esse fato, sem se preocupar muito com as pessoas além do discurso publicitário. O Nubank baseou sua proposta de valor no relacionamento de verdade com as pessoas. E está colando os frutos.

E esse é só um exemplo. Muitas fintech seguirão os passos do Nubank, e essa revolução acontecerá em outros setores em que a ineficiência hoje faz parte das operações.

As empresas tradicionais estão jogando o campeonato estadual, enquanto as startups estão se classificando para a Copa do Mundo.

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding