Dia internacional da Mulher

O dia 8 de Março foi criado como homenagem à luta das mulheres por seus direitos de igualdade em todos os sentidos.

Infelizmente e essa conquista de igualdade ainda não é plena.A luta tem que continuar.

As marcas, as empresas, e as pessoas em posição de liderança precisam atuar ativamente para criar esse equilíbrio. Mais voz, mais espaço, mais visibilidade.

O mundo é muito melhor com as mulheres. Para todas elas, a nossa homenagem, hoje e sempre.



#marketing #negócios #estrategia #branding #nexiabranding #inovação

NAMING: conheça alguns projetos da Nexia

O nome da Marca é muito importante para o seu sucesso. Na Nexia Branding nós temos metodologia própria para o processo de Naming, para conseguirmos criar nomes que fazem sentido e ajudam as marcas desde o começo.

Aqui estão alguns exemplos de projetos de Naming desenvolvidos pela Nexia Branding.


Se você está pensando em criar uma marca para lançá-la no mercado, converse com a gente.


Entrevista com D.J. Castro: O início da Nexia Branding

Entrevista Publicada no Acontecendo Aqui na edição de 5 de outubro de 2012

José Dejanir de Castro Junior, mais conhecido no mercado como D.J. Castro, formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Cursou Pós-Graduação em Design na Escola de Belas Artes-SP e MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC.

Trabalhou como Diretor de Arte e Designer em agências de propaganda, Marketing Direto e Web como Rapp Collins, OgilvyInteractive, Denison Perspectives e LuminaAmericas. Desenvolveu campanhas para clientes como Credicard, Itaú, Smart Club, Telefonica, O Site.

Em 2000, tornou-se Sócio-Diretor de Criação da Lumina 1, agência de Marketing de Relacionamento sediada em São Paulo. Entre os clientes atendidos: Natura (campanhas online, website e mkt relacionamento) Unibanco (criação e produção do website, campanhas de relacionamento)Americanas.com (campanhas online) Telemig Celular, Amazônia Celular (Programa VOCÊ de relacionamento com clientes). Estadão, Bradesco Seguros, Audi,

Em 2004 radicou-se em Blumenau, onde abriu a Modus Branding, Consultoria de Branding pioneira em Santa Catarina.

Em 2007 a Modus uniu-se com a Org Comunicação, dando origem à Modus.Org, agência focada no segmento de Moda. D.J. Castro desenvolveu campanhas de comunicação para clientes como: Naguchi, Beagle, Copa&Cia, Iriá, Sulfabril, Rovitex, Lojas Schwanke, ETP do Brasil, Lafer do Brasil, Dudalina, Enrico Rossi.

Em 2012, D.J. Castro decide buscar novos desafios e criar uma nova empresa, focada na Construção de marcas fortes, a NEXIA BRANDING, que nasce com a proposta de trabalhar com as marcas desde a base, criando os fundamentos para poder propagar a mensagem a todos os públicos em todos os pontos de contato. Uma empresa que nasce condensando toda sua experiência de mais de 15 anos no mercado.

Os conceitos de branding nem sempre são utilizados em sua plenitude, o que gera confusão entre o trabalho de design de marcas (que é uma parte importante do branding) e da gestão estratégica da marca. Comente um pouco sobre a real função do trabalho estratégico de Branding.

Num mercado que mudou tanto nos últimos tempos e cuja mudança só acelerará daqui pra frente, é uma ilusão achar que uma bela identidade visual garante uma marca forte.

Vários outros elementos influenciam na consolidação de uma marca no mercado. O Branding é a referência, a espinha dorsal de um trabalho de base para definir e trabalhar todos os aspectos que forjam a marca.

Somente a partir de uma definição clara do que realmente é a marca – sua essência – é que se pode disseminar esses conceitos para todos os envolvidos no processo (stakeholders) em todos os pontos de contato (oportunidades de interação com a marca).

A partir dessa definição, e sob seu controle, é que se pode criar a identidade visual da marca de maneira coerente, e que se pode propagar a marca para o mercado.

O Branding assim, se torna algo tão importante que deve ser o foco constante do dono da empresa, de todos os colaboradores e de todos os envolvidos no processo.

Você considera que o mercado tem real ciência do trabalho estratégico que o branding pode proporcionar?

O mercado é composto de vários tipos de empresas em diferentes estágios de evolução. Com certeza as empresas mais evoluídas, ou as que tem como objetivo evoluir suas marcas de maneira consistente, coerente e sustentável, tem o trabalho de Branding como foco estratégico. Vemos que hoje elas não estão sendo atendidas nesse sentido. É com essas empresas que queremos trabalhar.

Quais estratégias de venda de serviços você considera mais adequadas para divulgar o trabalho de branding?

Dentro do nosso planejamento estratégico utilizaremos várias ferramentas para abordar esses potenciais clientes. Os detalhes são informações confidenciais da Nexia. O que posso dizer é que acreditamos que, ao conhecer nosso trabalho e nossa equipe, os prospects vão entender e comprar a ideia de um trabalho consistente de construção de marcas.

A mensuração de resultados das ações de branding é essencial para demonstrar sua eficácia junto ao mercado. Qual o melhor caminho para demonstrar que os projetos implantados estão dando retorno?

Alguns resultados são obtidos a olhos vistos. Mas, para uma demonstração mais clara, desenvolvemos metodologias de pesquisa e mensuração. Isso demanda um acompanhamento e envolvimento constante no processo.

Quais tendências você apontaria para a área de branding, de forma geral?

A grande tendência, que na verdade é a única realidade possível, é abordar o branding como um processo global que deve envolver todos os aspectos da marca. A marca deve ser trabalhada de maneira multidimensional para excitar todos os sentidos, em todos os pontos de contato com todos os públicos.

Qual será o diferencial da Nexia Branding para o mercado da região?

Somos uma empresa de Branding que entende de Propaganda e uma agência de Propaganda que sabe fazer Branding.

Para cumprir essa proposta de trabalho, criamos uma equipe Senior e qualificada, com obsessão pela qualidade e foco na construção de marcas fortes.

Com sua experiência em agências de comunicação, cite um case de sucesso vivenciado por você que inclua o trabalho de gestão de marca.

Gostaria de citar 2 exemplos. Um que eu assisti no começo da minha carreira e outro que eu fiz há pouco tempo.

O primeiro é o case da Natura. Quando sócio da Lumina1 atendemos a parte de relacionamento da marca, e acompanhamos o processo de implantação do Branding pelo Ricardo Guimarães, da Thymus. Desde então é um case que eu acompanho de perto e considero um dos mais importantes do Brasil. E transformou a Natura em uma das principais marcas do segmento no mundo.

E recentemente, estamos num processo de gestão estratégica da Marca Beagle. Com o lançamento da linha feminina, foi feito todo um trabalho de definição dos valores que fazem a Beagle, para que eles fossem traduzidos para o universo feminino. Esse estudo deu origem à criação de toda a identidade da Beagle feminina, inclusive com a criação da nova identidade visual e de campanha publicitária específica. Os resultados já aparecem, tanto em termos de percepção de marca, quanto de vendas. A Beagle acredita no Branding e é a primeira cliente da Nexia Branding.

Marcas com alma

As marcas com alma são aquelas que se preocupam com o impacto que têm na sociedade e no mundo, e procuram fazer a diferença de maneira positiva. 

Elas oferecem produtos e serviços de qualidade e valorizam os seus funcionários e clientes. Além disso, elas são transparentes e autênticas em suas comunicações e interações com o público. 

Nós defendemos as marcas com alma porque acreditamos que elas são importantes para a cultura e para a sociedade, e incentivamos os consumidores a fazer o mesmo. 

Ao apoiar as marcas com alma, podemos construir uma economia mais sustentável e um mundo mais justo e equilibrado.

A Nexia Branding, há mais de 10 anos, ajuda marcas com alma a crescer e aparecer no mercado. 

Se você quiser transformar a sua marca, e fazer ela se conectar de verdade com a alma das pessoas, vamos conversar.

MARCAS HUMANAS, EMPRESAS DE SUCESSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado e globalizado. As pessoas estarão cada vez mais conscientes das suas escolhas de consumo e buscarão marcas que compartilhem de seus valores e visões de mundo.

Ter valores humanos é mais do que apenas uma tendência de marketing. É uma necessidade para as marcas que quiserem se destacar e se manter competitivas em um mercado cada vez mais saturado. As pessoas querem se sentir conectadas a uma marca e saber que ela está fazendo a diferença no mundo.

Além disso, as empresas com valores humanos são mais propensas a atrair e reter talentos, pois os funcionários querem trabalhar para uma empresa que compartilhe de seus valores e visões. Isso pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Ter valores humanos também pode ser benéfico para a imagem da marca e a sua reputação. As pessoas valorizam as empresas que se preocupam com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, e que tratam seus funcionários de maneira justa e respeitosa.

Em 2023, as marcas que quiserem se destacar precisarão ter valores humanos sólidos e demonstrá-los de maneira autêntica e coerente. Isso pode ajudá-las a atrair e reter talentos, melhorar a imagem da marca e construir relacionamentos mais duradouros com seus clientes e parceiros.



A Nexia Branding trabalha para posicionar as marcas para que sejam mais humanas e alinhadas com as demandas das pessoas. Se você quiser direcionar a sua marca nesse sentido, vamos conversar.

#marketing #negócios #estrategia #branding #nexiabranding#inovação

Princípios da gestão estratégica de marcas

O Branding é uma ferramenta fundamental para qualquer marca que deseja se destacar no mercado e conquistar a lealdade dos seus clientes. Por meio do Branding, as empresas podem criar uma identidade única e consistente, transmitir valores e propósitos, e criar uma conexão emocional com os seus consumidores.

A Nexia Branding ajuda as marcas a compreender, definir a aplicar os princípios que fazem mais sentido pra seu posicionamento no mercado. 

Se você quiser transformar o posicionamento da sua marca, baseado em princípios, vamos conversar.

Branding como ferramenta estratégica

O Branding é uma ferramenta estratégica essencial para qualquer empresa que deseja se destacar e construir uma reputação forte e positiva no mercado. Investir no Branding desde o início pode trazer retornos significativos no longo prazo, tanto em termos de atração e fidelização de clientes quanto na cultura interna da empresa.

1. O Branding é mais do que apenas um logotipo ou um slogan. É a personalidade e a identidade da empresa, que se reflete em tudo o que ela faz, desde os produtos e serviços até a forma como se comunica com o público.

2. Investir em Branding é investir na construção de uma reputação sólida e positiva para a empresa. Isso ajuda a atrair clientes, fidelizar os atuais e diferenciá-la da concorrência.

3. O Branding também é uma ferramenta valiosa para criar um senso de pertencimento e comunidade em torno da marca. Isso pode ser especialmente importante para empresas que se baseiam em relacionamentos pessoais e experiências de marca.

4. O Branding é um elemento-chave da estratégia de marketing e deve ser considerado desde o início da criação da empresa. Isso inclui a definição da missão, valores e posicionamento da marca, bem como a criação de uma identidade visual coerente e impactante.

5. Investir em Branding também pode ter um impacto positivo na cultura interna da empresa, ajudando a inspirar e motivar os funcionários a serem embaixadores da marca.

A Nexia Branding ajuda as marcas a utilizarem o Branding como ferramenta estratégica para se posicionarem e conquistarem o mercado. 

Se você quiser transformar a sua marca, vamos conversar.

As marcas precisam contar boas histórias

As boas histórias são o combustível que alimenta a relação entre uma marca e seus consumidores.

O Storytelling é fundamental em marketing! Ele nos permite criar conexão com o público, transmitir valores e criar uma identidade para a marca. Não é à toa que as histórias mais lembradas são as que tocam o coração das pessoas. 

A Nexia Branding ajuda as marcas a contar suas histórias, para tocar o coração das pessoas.

Se você quer contar a história da sua marca, converse com a gente.

Propósito de marca: é preciso ir além

O propósito é importante e fundamental para uma marca de sucesso. Mas não basta escrever uma declaração de propósito bonita. É preciso agir. 

Definir claramente qual a diferença que a marca quer fazer no mundo, e como vai impactar as pessoas, é o primeiro passo. 

Mas, além disso, é fundamental disseminar esse conceito para as pessoas certas, do jeito certo. Engajar atitudes em torno de uma causa maior, que movimenta ações positivas e ajuda a transformar a realidade. 

Marcas fortes tem propósito sim, mas também disseminam e efetivamente agem no dia-a-dia, em cada ponto de contato com as pessoas, para realizar esse propósito. 

Marcas que reverberam na mente e no coração das pessoas são capazes de criar experiências únicas, em qualquer segmento de atuação, construindo memórias e relacionamentos de longo prazo, para gerar mais e melhores negócios. 

Gerar negócios é consequência de uma estratégia que alinha propósito e ação.

Se você quer transformar sua marca através do propósito, converse 
com a gente.