Entrevista com D.J. Castro: O início da Nexia Branding

Entrevista Publicada no Acontecendo Aqui na edição de 5 de outubro de 2012

José Dejanir de Castro Junior, mais conhecido no mercado como D.J. Castro, formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Cursou Pós-Graduação em Design na Escola de Belas Artes-SP e MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC.

Trabalhou como Diretor de Arte e Designer em agências de propaganda, Marketing Direto e Web como Rapp Collins, OgilvyInteractive, Denison Perspectives e LuminaAmericas. Desenvolveu campanhas para clientes como Credicard, Itaú, Smart Club, Telefonica, O Site.

Em 2000, tornou-se Sócio-Diretor de Criação da Lumina 1, agência de Marketing de Relacionamento sediada em São Paulo. Entre os clientes atendidos: Natura (campanhas online, website e mkt relacionamento) Unibanco (criação e produção do website, campanhas de relacionamento)Americanas.com (campanhas online) Telemig Celular, Amazônia Celular (Programa VOCÊ de relacionamento com clientes). Estadão, Bradesco Seguros, Audi,

Em 2004 radicou-se em Blumenau, onde abriu a Modus Branding, Consultoria de Branding pioneira em Santa Catarina.

Em 2007 a Modus uniu-se com a Org Comunicação, dando origem à Modus.Org, agência focada no segmento de Moda. D.J. Castro desenvolveu campanhas de comunicação para clientes como: Naguchi, Beagle, Copa&Cia, Iriá, Sulfabril, Rovitex, Lojas Schwanke, ETP do Brasil, Lafer do Brasil, Dudalina, Enrico Rossi.

Em 2012, D.J. Castro decide buscar novos desafios e criar uma nova empresa, focada na Construção de marcas fortes, a NEXIA BRANDING, que nasce com a proposta de trabalhar com as marcas desde a base, criando os fundamentos para poder propagar a mensagem a todos os públicos em todos os pontos de contato. Uma empresa que nasce condensando toda sua experiência de mais de 15 anos no mercado.

Os conceitos de branding nem sempre são utilizados em sua plenitude, o que gera confusão entre o trabalho de design de marcas (que é uma parte importante do branding) e da gestão estratégica da marca. Comente um pouco sobre a real função do trabalho estratégico de Branding.

Num mercado que mudou tanto nos últimos tempos e cuja mudança só acelerará daqui pra frente, é uma ilusão achar que uma bela identidade visual garante uma marca forte.

Vários outros elementos influenciam na consolidação de uma marca no mercado. O Branding é a referência, a espinha dorsal de um trabalho de base para definir e trabalhar todos os aspectos que forjam a marca.

Somente a partir de uma definição clara do que realmente é a marca – sua essência – é que se pode disseminar esses conceitos para todos os envolvidos no processo (stakeholders) em todos os pontos de contato (oportunidades de interação com a marca).

A partir dessa definição, e sob seu controle, é que se pode criar a identidade visual da marca de maneira coerente, e que se pode propagar a marca para o mercado.

O Branding assim, se torna algo tão importante que deve ser o foco constante do dono da empresa, de todos os colaboradores e de todos os envolvidos no processo.

Você considera que o mercado tem real ciência do trabalho estratégico que o branding pode proporcionar?

O mercado é composto de vários tipos de empresas em diferentes estágios de evolução. Com certeza as empresas mais evoluídas, ou as que tem como objetivo evoluir suas marcas de maneira consistente, coerente e sustentável, tem o trabalho de Branding como foco estratégico. Vemos que hoje elas não estão sendo atendidas nesse sentido. É com essas empresas que queremos trabalhar.

Quais estratégias de venda de serviços você considera mais adequadas para divulgar o trabalho de branding?

Dentro do nosso planejamento estratégico utilizaremos várias ferramentas para abordar esses potenciais clientes. Os detalhes são informações confidenciais da Nexia. O que posso dizer é que acreditamos que, ao conhecer nosso trabalho e nossa equipe, os prospects vão entender e comprar a ideia de um trabalho consistente de construção de marcas.

A mensuração de resultados das ações de branding é essencial para demonstrar sua eficácia junto ao mercado. Qual o melhor caminho para demonstrar que os projetos implantados estão dando retorno?

Alguns resultados são obtidos a olhos vistos. Mas, para uma demonstração mais clara, desenvolvemos metodologias de pesquisa e mensuração. Isso demanda um acompanhamento e envolvimento constante no processo.

Quais tendências você apontaria para a área de branding, de forma geral?

A grande tendência, que na verdade é a única realidade possível, é abordar o branding como um processo global que deve envolver todos os aspectos da marca. A marca deve ser trabalhada de maneira multidimensional para excitar todos os sentidos, em todos os pontos de contato com todos os públicos.

Qual será o diferencial da Nexia Branding para o mercado da região?

Somos uma empresa de Branding que entende de Propaganda e uma agência de Propaganda que sabe fazer Branding.

Para cumprir essa proposta de trabalho, criamos uma equipe Senior e qualificada, com obsessão pela qualidade e foco na construção de marcas fortes.

Com sua experiência em agências de comunicação, cite um case de sucesso vivenciado por você que inclua o trabalho de gestão de marca.

Gostaria de citar 2 exemplos. Um que eu assisti no começo da minha carreira e outro que eu fiz há pouco tempo.

O primeiro é o case da Natura. Quando sócio da Lumina1 atendemos a parte de relacionamento da marca, e acompanhamos o processo de implantação do Branding pelo Ricardo Guimarães, da Thymus. Desde então é um case que eu acompanho de perto e considero um dos mais importantes do Brasil. E transformou a Natura em uma das principais marcas do segmento no mundo.

E recentemente, estamos num processo de gestão estratégica da Marca Beagle. Com o lançamento da linha feminina, foi feito todo um trabalho de definição dos valores que fazem a Beagle, para que eles fossem traduzidos para o universo feminino. Esse estudo deu origem à criação de toda a identidade da Beagle feminina, inclusive com a criação da nova identidade visual e de campanha publicitária específica. Os resultados já aparecem, tanto em termos de percepção de marca, quanto de vendas. A Beagle acredita no Branding e é a primeira cliente da Nexia Branding.