As leis das tendências tecnológicas

Photo by Pexels

Photo by Pexels

Segundo o Instituto Future Today, existem 11 grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências de transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.

A tecnologia é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.

As 4 leis das tendências tecnológicas são:

1. As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas.

2. As tendências são oportunas, mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos.

3. Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo

4. Tendências evoluem enquanto emergem

Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente, e agir de forma incremental.

Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com probalidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.

As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização.

Assim se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso.

Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.

Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje.

Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica tem muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento.

Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante temos de incertezas.

E, como provou Charles Darwin: Quem se adapta melhor, sobrevive melhor. Na vida e nos negócios.

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding