As pessoas compram relações, histórias e magia

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O processo de decisão de compra é complexo e envolve muito mais elementos emocionais, sensoriais, psicológicos, do que normalmente se imagina.

Os gestores de marcas precisam estar atentos todos os fatores que influenciam os consumidores, e definir estratégias que os levam em consideração, com foco em construir relacionamentos de longo prazo.

– D.J. Castro

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A estratégia de marca viabiliza a inovação

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A maioria dos produtos e serviços lançados no mercado fracassa. Muitas são as ameaças que enfrentam no mercado e, para terem sucesso, é importante que a Marca tenha uma estratégia coerente e consistente.

Não dá para inovar apenas por inovar. É necessário entender como que esta inovação está alinhada com os conceitos da marca, e como ela vai contribuir para atender os desejos e necessidades das pessoas.

Novas funcionalidades, novos processos, novas experiências de uso tem que ser pensadas de forma a corresponder com o ambiente estabelecido pela marca, e estender suas potencialidades.

O lançamento de uma inovação é uma grande oportunidade para fortalecer as relações dos consumidores com a marca, mas, novamente, para isso acontecer, o pensamento estratégico deve guiar as ações. – D.J. Castro

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Planejamento de Marketing é essencial para as organizações?

D.J. Castro, Consultor de Gestão Estratégica de Marcas da Nexia Branding

D.J. Castro, Consultor de Gestão Estratégica de Marcas da Nexia Branding

Especialista em branding fala sobre a importância dessa ferramenta, explica um passo a passo para construir um plano de marketing e desfaz alguns mitos relacionados ao marketing.


Toda organização deve ter sempre em mente uma pergunta básica: por que o cliente deve comprar de mim e não do meu concorrente? A resposta está relacionada à capacidade que a empresa tem de se conectar com o mercado e às vantagens competitivas que ela possui. Na opinião do especialista em branding D.J. Castro, CEO da Nexia Branding, "quem entende melhor o mercado, consegue alcançar mais pessoas, para vender mais e melhor”. Para isso, segundo ele, é fundamental um alinhamento em todos os níveis da empresa e uma estratégia de marketing que sustente o plano de negócios. "O planejamento estratégico de marketing é um pilar fundamental para que as empresas alcancem seus objetivos de negócios”, aponta.

Para que um plano de marketing seja desenvolvido, especialmente para empresas iniciantes ou marcas entrantes em novos mercados, D.J. destaca que é imprescindível determinar claramente o posicionamento da marca, seu propósito, princípios e demais conceitos, para que se tenha parâmetros para focalizar as definições de objetivos, estratégias e ações de marketing. "Os objetivos do plano devem ser claramente definidos, específicos, mensuráveis, realísticos e desafiadores, para que a empresa possa, de forma organizada, neutralizar ameaças e aproveitar oportunidades de mercado”, explica. O especialista traça um passo a passo do que é necessário para construir um bom plano de marketing:

1) Definir objetivos: caso contrário, não há como saber o que é preciso para atingi-los. 

2) Entender seu consumidor: uma vez que você entende o que se passa na cabeça do consumidor e suas necessidades, pode alinhar as estratégias para que a sua marca seja escolhida em detrimento da concorrência. 

3) Entender suas forças: quais vantagens competitivas você tem? Quais são os canais de comunicação que você deve priorizar? 

4) Pesquisar a concorrência: para entender o que funciona e o que não funciona.

5) Definir como você vai ganhar dinheiro: refletir profundamente sobre os processos que envolvem a venda e como é feita a conversão.

"O plano de marketing precisa ser baseado em uma análise precisa da situação atual do mercado, entendendo os pontos fortes e fracos da empresa, ameaças e oportunidades apresentadas pelo mercado, conhecido como Análise SWOT. Um bom plano explica as situações atuais e futuras da organização (diagnóstico e prognóstico), específica os resultados esperados, descreve as ações específicas, identifica os recursos necessários e define os controles que permitam o monitoramento de cada ação e os seus resultados”, observa D.J. Castro.


Mitos do Planejamento de Marketing

O especialista em Branding também alerta para alguns mitos que ainda impedem as empresas de investir em um planejamento de Marketing. Ele destaca os principais e explica por quê não condizem com a realidade:

  • É caro. “Marketing ruim é caro, não fazer marketing é uma economia burra”, afirma. Para D.J., o marketing feito com competência é um excelente investimento e o segredo é equilibrar tempo, dinheiro e conhecimento.

  • Não funciona. “Se a sua marca não é conhecida, precisa de marketing. Se é conhecida e não está vendendo, também precisa de marketing. É importante criar estratégias consistentes”, ressalta o especialista em Branding.

  • É complicado. “É possível criar um plano de ação simples e consistente, com foco na estratégica e na coerência com os objetivos e ações”, aponta.

Conforme analisa D.J., uma boa gestão de marketing compreende a definição clara do planejamento estratégico de marketing dentro desses parâmetros e a sua constante correção e reavaliação a partir das necessidades percebidas durante a implementação do plano. "O processo de gestão é dinâmico e tem que se adaptar a uma mudança constante de cenários nos diversos níveis de atuação da marca e da empresa no mercado". 

Uma conversa sobre inovação, na semana da Inovação.

Em comemoração ao dia Nacional da Inovação, que foi 19 de outubro, o CEO da Nexia Branding, D.J. Castro, participou do programa Hora da Conversa, da Rádio Página 2, de Timbó - SC, juntamente com Ana Bilbao. O programa é apresentado por Carlos Henrique Roncalio. Foi um bate-papo muito rico sobre conceitos de inovação, e como a atitude inovadora pode ajudar a gerar desenvolvimento para as empresas de Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajaí. D.J. Castro falou de sua atuação no Núcleo de Inovação da ACIB e no SC Criativa, além das atividades da Nexia Branding, e da relação entre marketing e Inovação. Ana Bilbao falou da sua tese de mestrado, em que pesquisou sobre a Inovação frugal nas indústrias de Timbó,, sobre propriedade intelectual e sua importância para proteger inovações das empresas, e da sua atuação na Cerumar Marcas e patentes.

O planejamento estratégico de Marketing e o plano de Negócios

O planejamento estratégico de Marketing e o plano de Negócios

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta útil no desenvolvimento de planos de negócios de empresas. Diversos autores já propuseram metodologias e estruturas diferentes para o planejamento de marketing e, além disso, muitas nomenclaturas diferentes já foram utilizadas, como Planejamento estratégico orientado para o mercado, Plano de Marketing, Estratégias competitivas, Estratégias de Marketing, entre outras. Mas, basicamente, todas tem o objetivo de estruturar e organizar as definições da empresa para atuar de forma mais eficiente no mercado, para gerar mais resultados financeiros e remunerar os acionistas da companhia. 

Marketing Estratégico deve ser uma prioridade das empresas.

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Marketing de verdade bem implementado significa entender as necessidades do mercado e as potencialidades, significa ir além dos tradicionais 4Ps, e não ficar limitado apenas ao "P de Promoção".

Os líderes empresariais precisam compreender a importância estratégica do Marketing, e utilizar suas ferramentas para, além de direcionar a estratégia do negócio, ajudar a implementá-la.

O mundo mudou, o mercado acelerou, o comportamento de compra dos consumidores evoluiu. E esse processo de transformação só vai se acelerar. Sua marca está preparada? As marcas que entendem o que as pessoas realmente precisam -- e conseguem agir para se conectar com elas -- saem na frente. E para isso acontecer, o marketing é imprescindível.

– D.J. Castro

O poder da inovação para preparar as empresas para o futuro.

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Seja ao desenvolver novos produtos ou serviços, implantar novos processos, lançar novos modelos de negócios e alcançar novos mercados, a inovação acontece quando se faz acontecer e, no caminho, erros acontecem. Porque errando, aprendemos, evoluímos e conseguimos fazer sempre melhor.

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Alvin Toffler visualizou o futuro, e entendeu, antes de todos, como a tecnologia iria criar a revolução da informação e que poderia ser uma coisa extremamente positiva para a humanidade, se bem utilizada. Pois ele também previu que o volume gigantesco de informações geradas pelas novas tecnologias de comunicação criaria uma sobrecarga cognitiva, e geraria distração das pessoas em ralação ao essencial. É preciso ter foco para enxergar através do ruído e encontrar de fato o caminho certo. Nas empresas, esse foco tem que ser definido com estratégia, senão os concorrentes tomam conta do seu espaço no mercado.

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O mercado está em constante movimento, e as marcas tem que se adaptar. Para isso, as pessoas em posição de liderança tem que correr riscos para obter resultados. Riscos calculados, riscos necessários. Não dá para ficar parado.

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Novos desafios, novos paradigmas, novas tecnologias, novos comportamentos dos consumidores. Já estamos quase entrando na terceira década do século XXI, e muitas empresas ainda estão presas a métodos do passado. Essa atitude retrógrada é a receita para a perda de espaço no mercado e, se medidas objetivas para mudar essa realidade não forem tomadas, o fracasso é inevitável. A nostalgia com o passado não resolve problemas do presente, e não prepara as empresas para o futuro, que acontece agora.

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Ter Propósito ajuda gestores a se tornarem líderes inspiradores

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Os gestores são peças-chave para a evolução e o sucesso empresarial. Hoje em dia, da mesma forma que é requisitada a adoção de novos modelos de negócios e estratégias para as marcas, também é preciso desenvolver novas habilidades para compor um perfil de sucesso para que os gestores possam realmente atuar como líderes e engajar as pessoas da empresa a atingir os objetivos estratégicos.

Existem várias maneiras de abordar esse problema. Nós acreditamos que, definindo um Propósito Transformador Massivo (MTP) é possível criar condições especiais que fazem com que as pessoas se conectem com os grandes objetivos, e atuem de forma efetiva para realizar todo o potencial da corporação. É comprovado que as empresas que tem um MTP claramente definido tem mais facilidade em atrair e manter talentos, e conseguem acelerar seus resultados.

No ambiente atual, é preciso inovar para que a organização possa evoluir com sucesso. E a inovação, para ter sucesso no mercado, deve ser guiada por um foco claro e bem definido. Assim entra o MTP nas empresas, com o intuito de deixar claro para todos qual é o grande motivo da existência da empresa, e qual impacto ela vai fazer na vida das pessoas. Um propósito transformador ajuda as pessoas a pensarem de maneira diferente, o que pode aumentar consideravelmente a produtividade e sucesso de uma equipe. Isso cria condições para a inovação e cria verdadeiros agentes de transformação da realidade para melhor.

Conheça um pouco mais sobre o assunto lendo o artigo publicado na Revista Business “O Propósito Transformador Massivo pode transformar os seus negócios”.

Porque 75% dos novos produtos, serviços e negócios fracassam?

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No livro "Os 10 pecados mortais do Marketing", Kotler afirma que "O Marketing deve direcionar a estratégia do Negócio". Infelizmente, ele nota que "Atualmente, porém, muitos departamentos de marketing não cuidam de todo o processo, que é conduzido por uma mistura de profissionais de marketing, estrategistas, pessoal financeiro e operacional". Isso prejudica o resultado final, porque o produto acaba sendo lançado sem uma estratégia unificada, com cada departamento cuidando da sua parte, sem considerar o todo. "Assim, grande parte do trabalho de marketing é reduzido a um único P – Promoção – em vez dos 4 Ps". Como o papel do marketing, nesses casos, não é cumprido de forma integral, é colocado no mercado um produto inadequado, que não vai instigar as pessoas a comprá-lo. "Como a empresa acaba produzindo um produto que não vende bem, a tarefa principal do marketing passa a ser resolver a bagunça com promoções de varejo (hard sell) e propaganda".