Diversos estudos apontam que o segredo para guiar líderes, gestores e colaboradores rumo a grandes sucessos é o propósito junto às metas bem definidas. Administrar uma empresa sem isso é não dar norte e direção aos negócios. Sem propósitos e metas definidas a empresa fica à mercê das circunstâncias, permitindo, assim, que a concorrência ganhe destaque.
Marketing, futuro, tecnologia e pessoas...
Por: Patrícia Lemfers Campestrini
Olá pessoas!
Após um período relativamente longo, volto com uma matéria muito desafiadora como recomendação de leitura.
Por que considero desafiadora? Afinal ela fala de 21 novas possibilidades de profissões na área de marketing.
Porque ao ver a descrição de cada uma das atividades fui me dando conta, cada vez com mais força, de quão complexo essa profissão se tornou com o advento da tecnologia. Antigamente aprendíamos na faculdade que o conceito dos 4 P's era o cerne para a realização de um bom trabalho na área (é óbvio que isso não bastava, mas era o ponta pé inicial), e depois com o passar do tempo e como tudo na vida, a profissão foi evoluindo: propósito, branding, relacionamento, experiência, digital, etc...
Vejo hoje uma necessidade mais que urgente de conseguir acompanhar os avanços da tecnologia, que o marketing está se transformando cada vez mais em TI, IA, RV, etc... mas que ele ainda precisa se conectar com o consumidor, que essencialmente são pessoas! E esse detalhamento de 21 novas profissões mostra um excesso de trabalho pesado para conseguir fazer essa conexão dar certo.
Posso estar errada na minha visão, na minha avaliação. Mas precisa ser tudo tão complicado assim?
Concordo que o mundo hoje em dia é digital e está cada vez mais evoluindo neste caminho. Mas também gosto muito de olhar individualmente para cada situação e para as pessoas envolvidas e tentar ver o outro lado, encontrar os seres humanos que existem por trás de cada história (afinal ainda não fomos substituídos por robos! Graças a Deus!)
Sou fã do especialista comportamental Martin Lindstron, no seu livro Small Data ele defende que as vezes olhar para dentro, para pequenos detalhes na casa das pessoas, conversar profunda e individualmente com elas, pode fazer uma diferença muito grande! Espero sinceramente que as empresas não se esqueçam que este formato de trabalho ainda é muito válido e que nunca vai se desatualizar.
Mas por enquanto, confiram as novas profissões! Elas são válidas e serão sim muito requisitadas no nosso meio.
Boa leitura!
Nexia Branding: transformação de marcas.
Nexia Branding: transformação de marcas.
A Nexia Branding é uma empresa que une gestão estratégica de marcas e marketing para gerar inovação e transformar negócios. Ela está conectada com as melhores técnicas e ferramentas de gestão estratégica de marcas e desenvolveu uma metodologia única para mapear, definir, consolidar e disseminar a essência e o propósito da marca, fazendo com que ela reflita na mente e no coração das pessoas.
A sua empresa tem um planejamento de marketing?
Você sabia que um bom plano de marketing é exatamente o que sua empresa precisa se você estiver pensando no crescimento e sucesso dela? É o plano de marketing que irá dizer quem é o seu público-alvo, como chegar até ele e o que é necessário fazer para garantir a satisfação dos clientes.
Simplificando, ele é a descrição do mercado, objetivos e seleção dos melhores meios para que a marca consiga usar o marketing a fim de atender os desejos dos seus consumidores e atingir o sucesso contínuo da empresa.
Um bom planejamento de marketing, feito corretamente e com o olhar de um especialista, pode ser considerado um mapa que você poderá consultar e seguir sempre que necessário.
Sua empresa já planejou como será sua atuação no mercado no próximo ano? Já decidiu como vai se conectar com os diversos públicos? Quais estratégias vai utilizar para cumprir seus objetivos? E os objetivos, estão bem definidos? Para crescer e conquistar o mercado, planejar é preciso.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco. Vamos planejar juntos o sucesso da sua marca.
O Propósito Transformador Massivo pode transformar os seus negócios.
Muito se fala sobre a importância do propósito para as organizações nos dias atuais. Mas, um novo conceito vem ganhando espaço e confiança dos líderes e gestores das empresa, o Propósito Transformador Massivo (MTP). A ideia é causar uma transformação massiva nas empresas e na comunidade.
O MTP é um abordagem comprovadamente eficaz no sentido de desencadear resultados nas empresas. Em uma época que desafia grande parte do nosso sistema de crenças, um propósito transformador ajuda as pessoas a pensarem de maneira diferente, o que pode até mesmo aumentar a produtividade da equipe. Além disso, ele auxilia as organizações a atrair e reter talentos qualificados que desejam encontrar trabalho orientado por missões e permanecerem motivados pela causa.
O Propósito Transformador Massivo é um fator essencial na alavancagem organizacional e a Nexia Branding pode te ajudar com essa missão.
Planejamento de marketing: a marca como ativo estratégico.
Planejamento de marketing: a marca como ativo estratégico.
A evolução constante das tecnologias vem mudando diariamente o comportamento dos consumidores. Com isso, o marketing cresce cada vez mais dentro das empresas como ferramenta estratégica para a definição do sucesso das marcas no mercado. Uma boa oportunidade é aproveitar essas mudanças para alavancar os resultados da sua empresa.
#TBT - Case Decanter
Hoje é dia de #tbt e lembramos nossa parceria com a Decanter, uma das maiores importadoras de vinhos finos do Brasil.
Para comemorar seus 18 anos, a marca buscava uma nova identidade pra refletir o momento de consolidação. Após um amplo diagnóstico da marca Decanter e sua posição no mercado, desenvolvemos um projeto de atualização e ajuste de posicionamento da marca, criando uma identidade que reflete o atual momento alinhado ao seu crescimento futuro.
Consolidamos o novo posicionamento com a criação da nova identidade e desenvolvemos os elementos estratégicos para o novo momento da Decanter. O projeto permitiu à Decanter um maior controle sobre seus processos e um melhor direcionamento das ações, tornando o trabalho mais efetivo, produtivo e ágil.
Quer saber mais? Leia o case completo aqui.
Relatório WebShoppers #40
Inteligência Artificial: A hora da ética.
Nos últimos tempos muito se fala sobre o poder transformador da Inteligência artificial. Há vários exemplos impressionantes: Já faz anos que os algoritmos do Deep Blue da IBM venceram os humanos no xadrez. Hoje os novos algoritmos de IA já nos superaram nos jogos de Go, Starcraft e até no Poder estilo Texas Hold’em. Os novos chips e seus programas criam estratégias de jogo que não se parecem com nada que a mente humana consegue conceber.
Propósito transformador massivo.
O Propósito Transformador Massivo é o maior e mais ambicioso propósito da organização. O MTP não é uma declaração de missão, mas sim uma mudança cultural que desloca o ponto focal da equipe, da política interna para o impacto externo. A maioria das grandes empresas hoje em dia está focada em processos internos e, muitas vezes, perde o contato com seu mercado e com seus clientes. (Salim Ismail - Organizações Exponenciais)