Planejamento de marketing: a marca como ativo estratégico. 

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A evolução constante das tecnologias vem mudando diariamente o comportamento dos consumidores. Com isso, o marketing cresce cada vez mais dentro das empresas como ferramenta estratégica para a definição do sucesso das marcas no mercado. Uma boa oportunidade é aproveitar essas mudanças para alavancar os resultados da sua empresa. Mas, é importante lembrar que antes de fazer qualquer ação de marketing, é fundamental planejar. Existem grandes oportunidades no mercado, e a utilização dos métodos de planejamento de marketing são essenciais para gerar resultados. O planejamento dá o nome e a direção que a marca deve seguir no mercado. Porque sem direção, todos os caminhos estão errados. 

Um plano de marketing define claramente os objetivos da marca, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, estrutura as estratégias e detalhas as ações necessárias para que as metas sejam alcançadas. Além disso, deve ter um cronograma organizado e toda a planificação financeira, prevendo os investimentos necessários para que a implementação do plano aconteça efetivamente. Independente do tamanho da verba de marketing e comunicação da empresa, é necessário planejar onde cada centavo será investido, para otimizar os recursos e obter o máximo de resultado.

Um planejamento completo envolve uma análise de ambiente interno e cenário externo, e define como cada stakeholder será impactado pelas ações de marketing e comunicação. O foco nos clientes e consumidores finais é importantíssimo para que os conceitos da marca sejam traduzidos em ações eficazes, que reverberam na mente e nos corações das pessoas e fazem com que elas tenham o desejo de se relacionar com a marca, gerando mais e melhores negócios.