2021 é um ano de transição, em que vamos conviver com a pandemia por um bom tempo, e a influência dos eventos de 2020 ainda permanecem.
A velocidade de mudanças segue acelerada, e as marcas precisam continuar se adaptando.
Um dos grandes temas do ano é Transformação Digital.
Se em 2020 vimos as empresas mudando o modo como se relacionam com o trabalho remoto, em 2021 o cenário está muito mais complexo.
Como exemplo, a nova lei geral de proteção de dados, LGPD, que vai ter impacto na maneira como as marcas utilizam os dados dos clientes.
É preciso repensar totalmente o relacionamento entre as marcas e as pessoas.
A capacidade de construir relacionamentos fortes e duradouros com clientes e consumidores nesse novo contexto é a chave para o futuro das marcas.
As marcas que entenderem essa nova realidade vão sair na frente, e irão muito além de uma presença digital em mídias sociais.
Para isso acontecer, é preciso entender que Transformação Digital é muito mais do que aquisição de sistemas tecnológicos.
Ela envolve uma evolução na cultura na empresa, e nas atitudes dos profissionais. Assim se criam novas oportunidades de digitalizar os processos em todas as áreas da empresa.
Para isso é preciso ter estratégias claras, foco no mercado, e um apurado olhar interno para conectar com os anseios das pessoas, gerando engajamento e resultados.
Um novo mundo de possibilidades se abre para as marcas que realmente realizarem o processo de Transformação Digital.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding