Perspectivas para as Marcas

Photo by Pexels

Photo by Pexels

2020 foi um ano que acelerou muitas transformações no mercado e nas empresas. As lideranças foram colocadas à prova.

Os desafios deste ano mostraram que as velhas ideias tem que ser abandonadas, que tentar resolver os problemas da mesma maneira do passado não é suficiente, e que um novo tipo de liderança deve ser praticada.

A empatia, a capacidade de compreender contextos e a velocidade em se adaptar foram fundamentais para quem conseguiu se sair bem diante da crise.

Chegando na metade de 2021, devemos olhar para o futuro e entender as perspectivas imediatas e para o próximo ano.

Os desafios vão continuar, e a aceleração das transformações permanece firme e forte.

A inovação, mais do que nunca, é o caminho para construir o futuro.

Em 2021 estamos todos enfrentando a questão da Segurança de Dados, Privacidade, Transformação digital, aumento de concorrência, cenário político incerto, mudança do comportamento dos consumidores, ultra-conectividade e muito outros desafios que demandam o foco total dos gestores.

E, em cima de tudo isso, o processo de vacinação levará um bom tempo e ainda conviveremos com a pandemia.

Nesse contexto, quem souber navegar melhor as adversidades sairá em vantagem.

Ano novo, novos desafios e um universo de possibilidades para construirmos.

2020 fez com que as mudanças previstas para acontecer em 5 anos, acontecerem em meses. Em muitos casos, é como se nós estivéssemos vivendo em 2025...

Essa aceleração é só o começo de uma grande mudança de paradigmas tecnológicos, que vai impactar nossas vidas por muito tempo. 

No âmbito das empresas, é um grande salto nos desafios que enfrentaremos nos mercados. 

A digitalização veio para ficar.
Mas mais do que isso, vai ser necessário criar um novo equilíbrio entre as interações físicas e digitais. A palavra FIGITAL vai ser mais usada do que nunca.

Privacidade e segurança de dados.
Com as mudanças na legislação e o amadurecimento dos consumidores, as empresas terão que se comprometer a proteger as informações das pessoas, para evitarem riscos que podem acabar com os negócios. 

Uma nova era de empatia:
A pandemia mostrou que as pessoas reconhecem quem se importa de verdade. Marcas que praticarem a empatia terão vantagem.

Marketing ágil como ferramenta estratégica.
Com tantos desafios ao mesmo tempo, as marcas terão que aprender rapidamente a acelerar seus processos de decisão e implementação de ações de marketing. O marketing ganha importância fundamental para o crescimento das empresas. 

Inteligência artificial e sistemas cognitivos.
P
ara aprimorar atendimento de clientes, análise de Big data e outra aplicações que gerem melhores experiências para as pessoas. 

A transformação Digital é uma jornada sem fim.
As empresas precisarão desenvolver cada vez mais suas capacidade de digitalizar os processos, mas sem perder o foco nos aspectos humanos. 

2021 está sendo ser um ano de transição, mas nem por isso menos desafiador. Em 2022 os desafios continuarão com cada vez mais intensidade.

E, como diz o velho ditado:  Mar calmo não faz bom marinheiro. 

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding