A evolução dos ecossistemas de inovação no Brasil

Photo by Pexels

Photo by Pexels

O Banco Interamericano de desenvolvimento acompanha a evolução dos ecossistemas de startups no Brasil

Segundo os estudos do BID: "A existência de um ecossistema de startups dinâmico contribui fortemente para sustentar a inovação, traz dinamismo e eficiência à produtividade dos setores industriais, facilita a difusão do conhecimento e gera maiores oportunidades de empregos de qualidade.

Por dependerem, quase que exclusivamente, de seu próprio desempenho (de crescimento e conteúdo tecnológico), as startups tendem a oferecer soluções a problemas emergentes, mas também criam demandas mediante o desenvolvimento de novas formas de negócios, muitas vezes para atender a problemas antigos."

Um ecossistema de startups se apoia em 7 pilares:

A Cultura

Com o movimento que se faz com eventos, histórias inspiradores, a ação de evangelistas, a divulgação pela imprensa e a incorporação de novos modelos mentais mais arrojados.

A Densidade

Com o aumento das startups de uma região e o surgimento de estruturas de suporte como coworkings, centros de inovação, grupos de conhecimento e formação

O ambiente regulatório

Com programas governamentais e novas leis que deem mais condições para o desenvolvimento de novos negócios

Talentos

Com a capacitação desde os estudantes até a atração e retenção de profissionais na região.

O Acesso ao mercado

Com o relacionamento com empresas já estabelecidas para acelerar e potencializar o crescimento das startups

O Capital

Acesso a linhas de crédito, incubação, aceleração e investimentos em todas as etapas do desenvolvimento das startups

E, especialmente, diversidade e impacto

A inovação é abafada pela uniformidade. Um ecossistema inovador precisa de diversidade de ideias, repertórios, origens e conceitos, precisa ser inclusivo e fomentar a interação, para aumentar seu impacto econômico, social e humano.

Eu acredito que temos todas as peças no lugar para desenvolver ainda mais o nosso ecossistema de inovação, e acelerar o crescimento das startups da região.

Estamos na iminência de um grande salto quantitativo e qualitativo para a integração dos atores e o crescimento das startups no Vale Europeu. E o Centro de Inovação Blumenau assume o papel de ponto de convergência desse movimento.

Vamos juntos construir esse futuro?

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding