Marcas brasileiras globais

Já parou pra pensar porque temos tão poucas marcas brasileiras com atuação internacional?

pexels-slondotpics-408503.jpg

O tamanho do mercado brasileiro é uma bênção e uma maldição.

Uma bênção porque oferece mais de 215 milhões de consumidores em um dos maiores mercados internos do mundo.

Uma maldição porque acaba fazendo com que as empresas não foquem em preparar suas marcas para o mercado global.

O comércio internacional do Brasil é predominantemente baseado na venda de commodities e matérias-primas. O foco é a venda de produtos, e não a construção de marcas globais. São pouquíssimas as exceções.

Assim vemos empresas brasileiras centenárias com atuação internacional fraca, sem poder de marca fora do mercado nacional.

Em contrapartida, vemos mercados muito menores produzindo uma série de marcas internacionais. Um grande exemplo é Israel, o segundo maior mercado de startups do mundo. Cada startup israelense é criada com foco no mercado global. Se você usa o Waze no seu celular, está diante de um exemplo dessa abordagem.

Um grande objetivo para os negócios no Brasil é a internacionalização de marcas.

E é um desafio que deve envolver a decisão empresarial, o foco estratégico e a implementação consistente.

As marcas tradicionais precisam dedicar energia para expandir seus horizontes de negócios. E as novas marcas precisa nascer prontas para o mundo.

O Brasil tem potencial para criar novos players globais nos mais diversos segmentos. O cenário de mercado, as convergências tecnológicas e até o câmbio são favoráveis.

Eu acredito muito e trabalho para a criação de novas marcas globais brasileiras. E você? E a sua marca?

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding