Ecossistemas de inovação

Photo by Pexels

Photo by Pexels

Como diz o ditado: Uma andorinha só não faz verão.

E, quando falamos de inovação, é imprescindível haver interação e troca de ideias entre empresas, entidades de ensino e todos os atores que formam um ecossistema saudável.

Além das interações que acontecem dentro da cidade, um fator importante é a integração regional. Um ecossistema regional forte favorece todas os municípios que dele fazem parte.

Um grande objetivo para acelerar o desenvolvimento do Vale Europeu é aumentar a integração entre as cidades, envolvendo infra-estrutura, compartilhamento de melhores práticas, e melhoria no ambiente de negócios.

Esse ambiente mais saudável cria condições para que as competências complementares se conectem, e que empresas desenvolvam novos produtos, serviços e processos com foco no mercado. E da interação entre empresas podem surgir novos modelos de negócios para resolver as demandas das pessoas.

Inovação aberta para acelerar os processos de inovação incremental e disruptiva

Essa é uma estratégia para gerar sinergia e potencializar a criação de novos negócios em todos os setores, do turismo à tecnologia.

E é uma estratégia que deve estar no foco dos governos, das empresas e das entidades. Com a convergência de novas tecnologias catalisando o processo para transformar o Vale Europeu em referência global em inovação.

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding