Comportamento das marcas

Em 30 dias vimos uma transformação inédita no comportamento dos consumidores.

Foco nos itens essenciais, revisão de prioridades, e uma necessidade de emoções e sensações positivas pra poder superar o medo.

E como as marcas devem se comportar nesse cenário tão complexo?

As marcas que se mostram mais próximas e mais humanas, ganham destaque e reforçam o relacionamento com as pessoas.

Por ouro lado, ss marcas que se mostram arrogantes, mesquinhas e preocupadas com ganhos imediatos, sofrem rapidamente as consequências negativas de suas atitudes equivocadas.

O que vale para marcas, vale para profissionais e também para pessoas em posição de liderança em todas as áreas.

Com todos os desafios que estamos vivendo, a hora é de convergir e de pensar na humanidade como um todo.

Cabe às marcas informar, oferecer mensagens positivas e promover atitudes construtivas.

Quem não entender a nova realidade, vai perder muito mais.

Os verdadeiros líderes sabem se posicionar à altura dos desafios, e é disso que precisamos.

D.J, Castro

Desafios da Transformação Digital

Transformação Digital A pandemia forçou as empresas a utilizar meios digitais para oferecer seus produtos e serviços e também para gerenciar seus processos internos.

Não foi uma transição fácil pra muitas organizações, com falhas nas operações e perdas de produtividade. Isso acontece porque o processo de transformação digital envolve muito mais do que tecnologia.

Para acontecer de verdade, é preciso que envolva uma mudança de atitude nas pessoas. É preciso haver engajamento.

São as pessoas que utilizam a tecnologia para realizar suas atividades e, quando se tenta improvisar ou cortar etapas, aumenta muito a chance de fracasso.

Este é um momento que, com todas as adversidades e dificuldades existentes, serve para os gestores repensarem como podem direcionar as pessoas no mesmo sentido.

As lideranças estão em cheque.

Tecnologia é ferramenta, e depende da atitude das pessoas para funcionar.

E a evolução da atitude das pessoas nas empresas necessita de competência na gestão estratégica e foco constante.

Assim a transformação digital pode realmente acontecer.

D.J. Castro

Você está à frente as tendências de marketing para os próximos anos? 

tendencias-de-marketing

Líderes e gestores precisam ficar muito atentos e estar à frente das novidades de mercado e além disso, saber diferenciar o que é tendência e pode ser aplicado a sua marca e o que não é cabível ao momento. O avanço de novas tecnologias, a popularização da internet e a transformação digital fizeram nascer inúmeras tendências para o marketing, tornando-o mais criativo, colaborativo e com atenção máxima ao cliente. 

As marcas precisarão alinhar diversas tendências e, principalmente, analisar quais serão viáveis ao seu setor. Deixar seu propósito claro para os consumidores, utilizar a experiência do usuário para influenciar os processos, usar a tecnologia para acompanhar as mudanças rápidas do mercado, utilizar metodologias ágeis e conquistar a confiança dos consumidores são tendências que precisam estar nas metas dos gestores. 

Uma forma de os líderes e gestores se manterem atualizados para tomadas de decisões certeiras é sempre estarem atentos a assuntos que de alguma forma impactam seu cliente final. Esse público é o coração do sucesso das empresas, o consumo é o comportamento da marca, ou seja, a empresa precisa ser clara, objetiva e de forma que toque o coração dos seus clientes, afinal, o que seria das empresas sem o consumidor? 

Quer colocar sua marca à frente das tendências para conquistar o mercado? Fale com a gente.

Marketing, Inovação e Negócios - Comentário #4: Estratégia

É hora de Reavaliar as estratégicas

No meio de uma crise, os gestores são impelidos a reagir imediatamente.

Mas, para agir é preciso ter estratégia.

É necessário Analisar o cenário e as possibilidades.

Olhar para o que o mercado está demandando agora, e se adaptar ao novo contexto, explorando os pontos fortes da empresa e da marca.

As empresas que já estavam digitalizadas ou com operações de delivery, por exemplo, conseguirão ter alguma vantagem.

Quem não estava preparado tem que se adaptar rapidamente para sobreviver.

É preciso inovar nas estratégias e nas ações, mesmo om todas as limitações impostas agora.

Não é fácil, mas com foco e determinação, é possível.

O comentário de D.J. Castro sobre Marketing, Inovação e Negócios é veiculado todas as quintas-feiras, às 18 horas, na Rádio 90FM Blumenau.

Marketing, Inovação e Negócios - Comentário #3: reinvenção

Reinvenção

A crise global que enfrentamos é um momento único que deve ser utilizado para:

Repensar os negócios

Reavaliar as estratégicas

Reconfigurar as atitudes

E Reagir

Aproveitando para ter uma nova postura diante da vida e diante de tudo

Para reiniciar com uma nova visão

Buscando Ressignificar o verdadeiro propósito da sua empresa

Repensando o impacto positivo que pode ter no mundo

A chance de Refazer para Reconquistar o espaço merecido.

Um mundo novo, cheio de possibilidades, está à nossa frente, e cabe a nós como humanidade, aproveitar essa oportunidade.

O comentário de D.J. Castro sobre Marketing, Inovação e Negócios é veiculado todas as quintas-feiras, às 18 horas, na Rádio 90FM Blumenau.

A importância do ecossistema de inovação. 

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As transformações tecnológicas, econômicas e de mercado estão impactando as pessoas no mundo inteiro e não poderia ser diferente em Santa Catarina. Desafios cada vez maiores se apresentam e ela vem se mostrando um dos estados brasileiros com maior capacidade de sobreviver aos grandes problemas atuais.

O Estado apresenta um excelente desempenho em diversas áreas e normalmente está à frente nos indicadores econômicos, sociais e empresariais. E para manter esses indicadores, é importante que além das empresas, sejam desenvolvidos os ecossistemas de inovação, ou seja, conjunto de fatores que estimulam a interação e cooperação. Exemplos disso são os parques tecnológicos, incubadoras e associações.

Com esses ecossistemas de inovação, o conhecimento é compartilhado e a partir da troca de experiências e interação entre as pessoas surgem as oportunidades de negócios, soluções, parcerias e, em consequência da evolução conjunta dos stakeholders, a aceleração no desempenho da região como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse e leia na íntegra o artigo no site da Nexia Branding, elaborado pelo especialista em branding, D.J. Castro. 

É Hora de se reinventar

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A crise global que enfrentamos é um momento único e que deve ser utilizado como uma oportunidade para que gestores, empresários e profissionais de todas as áreas possam se reinventar e também reinventar suas empresas, marcas e iniciativas. 

Para muitas empresas e profissionais a epidemia trouxe uma devastação aos negócios. Choque de demanda, com as pessoas confinadas em casa ou com limitações de circulação reduziu drasticamente o fluxo de dinheiro para setores inteiros da economia.

De repente, muitos produtos e serviços passaram a se tornar irrelevantes. Essa situação nunca prevista faz com que seja imprescindível ações imediatas. - via Economia SC.

Leia o artigo completo “É hora de se reinventar”, de autoria de D.J. Castro, Fundador da Nexia Branding, no Economia SC.

Onde há crise, também há oportunidades. Mas sem espaço para oportunismo.

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Na língua chinesa, o ideograma de “crise” também significa “oportunidade”. Uma crise pode gerar grandes oportunidades para alguns segmentos, mas ao mesmo tempo as marcas precisam ter cuidados para não tomarem ações que possam ser percebidas como oportunistas e consequentemente gerar reações adversas. Estamos passando por um momento extremamente delicado e as marcas precisam agir diariamente para ajustar os rumos e otimizar o desempenho.

A oportunidade de reinventar sua marca.

As marcas precisam pensar que esse é o momento para oferecer serviços que facilitam a vida, benefícios e comodidades para os seus clientes, é um momento de dar conforto a eles. Além disso, a gentileza é tudo. A sua marca precisa se tornar disponível e incentivar as melhores atitudes das pessoas em todos os pontos de contato com a marca para transformar esse momento em algo mais positivo, aproveitando para desenvolver relacionamentos de longo prazo. Outro ponto é ter uma presença digital cada vez maior. A necessidade da crise pode criar novos processos e maneiras de trabalhar, otimizando a empresa depois do fim desse período crítico. 

Os líderes e gestores de marcas não devem se desesperar nesse momento atípico. É necessário enfrentar os problemas com foco no resultado, entendendo que podem ser criadas estratégias para fortalecer a marca junto às pessoas, e gerar melhores negócios durante a crise. As marcas mais preparadas vão conseguir transformar esse momento complexo em algo positivo, agora e no futuro. 

Se você quer reinventar sua marca, converse com a gente.

É a hora de você rever os conceitos da sua marca. 

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Já faz semanas que o mundo praticamente parou para combater um vírus e esse é um ótimo momento para você, líder e gestor, rever os conceitos da sua marca. Primeiro porque os consumidores passaram a reavaliar as suas prioridades. Produtos supérfluos vão sofrer bastante com esse cenário pelo qual estamos enfrentando e a demanda por produtos culturais tende a aumentar consideravelmente. 

Hoje, se manter no mercado com pensamentos e atitudes antigas é quase impossível. As empresas terão impactos violentos no caixa e precisarão encontrar um novo modo de sobrevivência. Uma dica imediata é tomar atitudes objetivas, uma transformação digital, pois ele é o primeiro passo a se seguir para sobreviver nessa crise econômica que se estenderá no nosso país.

E, se quiser repensar sua marca, o posicionamento e a estratégia de marketing para obter resultados nesse cenário complexo, fale com a gente.

Reset Mundial: O Mundo precisa rever seus conceitos

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Por D.J. Castro

Especialista em branding e Sócio-proprietário da Nexia Branding.

Temos arsenal bélico para explodir o planeta dez vezes e mais, mas não temos um hospital de reserva nos grandes centros e nem equipe médica suficiente para enfrentar uma pandemia. Temos milhões de soldados da reserva, mas nenhuma maneira estruturada de mobilizar uma força médica de emergência. Podemos notar que infelizmente a saúde não tem a prioridade que necessita. 

Com o novo Coronavírus, muitas coisas mudaram e ainda vão mudar. Agora é momento de darmos reset no nosso sistema, ou seja, no Mundo. É um momento de redefinição de prioridades e um novo foco pra superar essa crise e seguir em frente com novos paradigmas. Precisamos de mudanças total e global. E, como provou o Darwinismo, não são os mais fortes, mais sim os mais adaptáveis que sobrevivem as crises.

E agora?

Muitos se perguntam: Como tudo isso vai mudar? O que vamos fazer para mudar? Como as coisas irão funcionar após as mudanças? Na prática, vai depender muito das ações do governo e atitudes e bom senso da sociedade. 

Dois países vizinhos, a Alemanha e a Itália, estão tendo resultados completamente diferentes frente a pandemia do Coronavírus. A Itália está entrando em colapso enquanto a Alemanha tratou todos os doentes e tem uma taxa de mortalidade de 0,3%. E de acordo com estudos, o Brasil caminha pra ter um cenário pior que a Itália. 

Aos consumidores e empresas

Os consumidores precisam, primeiramente, reavaliar as suas prioridades. Produtos supérfluos vão sofrer bastante com esse cenário pelo qual estamos enfrentando e, a demanda por produtos culturais vai aumentar consideravelmente. Quando as pessoas puderem voltar para as ruas, a demanda por espaços públicos de qualidade vai ser gigante. Um exemplo a se citar é em Blumenau, Santa Catarina, as pessoas irão perceber que não existem muitos espaços públicos de qualidade e, isso pode gerar mudanças nas prioridades da infraestrutura urbana.

É nítido que as empresas terão impactos violentos no caixa e precisarão encontrar um novo modo de sobrevivência. No momento todas estão dependendo de atitudes do governo para saber qual o próximo passo a se dar. De imediato, as empresas precisam tomas atitudes mais objetivas e, com isso, terão uma transformação digital na prática. O digital é o caminho para seguir. 

Inovações

Peter Diamandis, fundador da Singularity University, costuma dizer que as empresas que prosperarão, serão aquelas que estão focadas em resolver os problemas da humanidade. Agora isso se torna mais verdade do que nunca. A nova fronteira de inovação não é mais a tecnologia de comunicação, é a biologia. Os governos serão forçados a dar prioridade aos sistemas de saúde, padrão de dignidade e saúde básica como direito universal para todos, não apenas no papel, mas, na prática. 

  • Quebra total do corporativismo das atividades especializadas: agora a Telemedicina vira fato, assim como o atendimento à distância em outras disciplinas de conhecimento, como fisioterapia, psicologia e entre outras. Sistemas de IA/machine learning podem ajudar o profissional a ter mais produtividade e efetividade, mas não deverão ser utilizados sozinhos. Uma área para explodir conhecimento e novas soluções. 

  • Sistema de educação à distância: infelizmente eles ainda são precários, mas tem um universo de desenvolvimento a ser feito. Existem muitas tecnologias para integrar e aumentar o engajamento, o entendimento e o rendimento das pessoas. 

  • Base de dados médicos unificada: isso é para que cada cidadão tenha seu histórico médico acessível em qualquer lugar e se saiba o que já foi feito e o que pode ser feito. Essa é uma outra inovação e que tem mudanças grandes na legislação para serem feitas.

No futuro, as pessoas vão ser cada vez mais avaliadas pelo real valor que agregam à sociedade, não ao capital que conseguem alavancar. Já pensou se acabam os juros compostos e a economia passa a ser a valor real? Isso pode acontecer. Mas, por enquanto, seguimos em compasso de espera, aguardando o que vem pela frente e nos preparando para enfrentar o que vai acontecer e superar tudo isso.