Marca: Muito além do logo

Photo by Pexels

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Uma marca é muito mais que o logo e a identidade visual.

Branding é uma das áreas mais vitais do processo de desenvolvimento de negócios. É como se cria diferenciação em relação aos concorrentes.

É a promessa que uma Marca faz aos consumidores, e o sucesso dos negócios depende de como essa promessa é cumprida.

Quando bem aplicado, o Branding faz a marca se destacar de verdade.

É a força que impulsiona a cultura, alinha as expectativas dos clientes e, no limite, ajuda a determinar o sucesso de uma empresa.

As marcas precisam evoluir ao longo do tempo. E as que realmente conquistam o mercado sempre utilizam essas 3 estratégias:

A primeira é Vender emoções

As marcas líderes compreendem o que as pessoas desejam, e conseguem se conectar profundamente para despertar emoções fortes.

Quais emoções a sua marca desperta nas pessoas? Essas emoções estão alinhadas com os objetivos de marketing?

A segunda é entender que Consistência é a chave

A promessa da marca deve ser realizada de forma consistente em cada ponto de contato com os públicos.

É imprescindível comunicar o que a marca é, no que ela acredita, porque ela existe e que diferença ela pode fazer na vida das pessoas.

Isso, ao longo do tempo, reforça as percepções positivas e cria as bases fortes para o relacionamento com as pessoas.

E a terceira é criar comunidade.

O branding vai muito além da mensagem e da consistência. É preciso engajar as pessoas em torno da ideia que a marca representa.

Aproximar as pessoas em torno de uma causa, um ideal, um jeito de pensar e de agir, é fundamental para as marcas.

A união de propósitos, criando uma comunidade em torno da marca, gerando reconhecimento e relacionamentos de longo prazo.

Em um mercado que é cada vez mais complexo, esses conceitos básicos de construção de marca são cada vez mais importantes.

Definir porque a marca existe, com quem ela deve se conectar, e proporcionar experiências consistentes para criar e fortalecer a comunidade são as chaves para a marca crescer, conquistar mercado e permanecer por muito tempo na mente e no coração das pessoas.

D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding